Quantas vezes por dia é preciso escovar os dentes?

Os Médicos Dentistas  recomendam que os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia. Após o café da manhã, almoço e, principalmente, jantar.

Como escovar os dentes corretamente

  1. Colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica;
  2. Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.
  3. Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;
  4. Cuspir o excesso de pasta de dente.

Atenção! Substitua a escova de dentes depois de três a quatro meses de utilização.

Fio dental: o correto é usar antes de escovar os dentes

Fio Dental quando usado previamente, esse item remove toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza. 

O Fio Dental limpa as áreas entre os dentes que as cerdas da escova dental não alcançam, vai limpar, principalmente, nos espaços em que você não consegue enxergar, agindo na remoção da placa bacteriana que, inicialmente, causa a sensação de dentes rugosos e depois pode progredir para outros sintomas. Portanto, ele é de grande importância na prevenção das doenças gengivais, além das cáries e manchas nos dentes.

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:

  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Escovar a língua. Você tem esse hábito?

Sabia que limpar essa parte da boca é tão importante quanto escovar os dentes? “A língua ajuda em todo processo de mastigação e, assim como o dente, precisa ser limpa” 

Halitose

Mau hálito é um dos principais problemas associados à falta de escovação da língua. Quando a visita da escova é esporádica, a colônia de micro-organismos presente na região começa a crescer e aí o não tem como esconder o cheiro. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, a halitose atinge aproximadamente 40% da população mundial”

Saburra lingual é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua, geralmente como sintoma de certas doenças. Ela é responsável por grande parte dos tipos de halitose (mau hálito). O maior desafio é descobrir por que ela está se formando, pois mesmo realizando a limpeza da língua corretamente, algumas pessoas poderão continuar apresentando formação acentuada de saburra.

São várias as ferramentas de limpeza disponíveis para a língua. Apesar de serem recentes, as escovas de língua são bem comuns. Os objetos para limpeza do órgão são todos que possuem bordas suaves e que possam ser esfregados nele.

  • Pesquisas mostram que tanto a raspagem como a esfregação da língua são eficazes na redução das placas de sujeira.
  • Existem alguns objetos que combinam uma escova com um raspador, permitindo que o indivíduo realize as duas tarefas ao mesmo tempo.
  • Como limpar a língua:
  • As escovas de dente com raspador funcionam tão bem quanto as que possuem o raspador separado.
  • Raspador de lingual Coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos) – Coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas), pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.
    Repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxague a boca.
  • Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.

BOCHECHOS:

  O uso de elixir bucal para bochechar é uma ferramenta que pode, em alguns casos, ajudar na prevenção e no controlo da placa bacteriana, mas a ESCOVAGEM E O  USO DO FIO DENTÁRIO É INDISPENSÁVEL.

Bochechos e gargarejos são um importante complemento para a sua saúde bucal, pois ajudam a eliminar bactérias e a deixar sua boca mais saudável. … O enxaguante ou antisséptico bucal não combate cáries por conta própria. você deve escovar os dentes sempre e tomar os outros cuidados orais necessários.
MAIS IMPORTANTE : Tenha todos estes cuidados DIARIAMENTE e VISITE seu Dentista a cada 6 MESES….PREVENÇÃO  é a melhor receita!!

Translate »