Aparelho Dentário Ortodôntico

O que são Aparelhos Dentários Ortodônticos ?

Ortodontia / Aparelhos Dentários é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um stresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Aparelho Dentário Ortodôntico

Como funciona o Aparelho Dentário Ortodôntico?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

A quem se destinam os Aparelhos Dentários?

É importante que o tratamento seja realizado o mais cedo possível para aproveitar o desenvolvimento e crescimento do paciente. No entanto, cada vez mais, o tratamento ortodôntico é executado em adultos com excelentes resultados.

Qual a idade certa para a colocação do Aparelho Dentário?

Não existe uma idade correta para o uso do aparelho dentário. É necessária uma avaliação criteriosa de cada paciente, pois há muitos fatores que podem determinar a necessidade de uma intervenção ortodôntica.

O aconselhável é, desde o surgimento dos primeiros dentes de leite na criança, fazer uma avaliação ortodôntica. Assim, é possível identificar se há uma má oclusão, e intervindo na hora certa, há uma enorme chance de sucesso no tratamento ortodôntico. Quanto antes for detectado o problema, melhor o prognóstico.

É na puberdade em que ocorre a calcificação dos ossos da face. Por volta dos 13 anos a união óssea já está praticamente completa. Aparelhos ortopédicos são ideais para serem usados nessa fase, pois eles vão agir principalmente na parte óssea do paciente, corrigindo problemas que na vida adulta somente através de cirurgia poderiam ser corrigidos.

Existe limite de idade para o uso do Aparelho Ortodôntico?

Contrariamente do que se pensa, não existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico. Pacientes adultos ou até mesmo idosos podem se beneficiar dos seus efeitos corretivos sem problema algum. Claro, que uma avaliação criteriosa da saúde gengival deve ser realizada antes do tratamento. Mas não custa lembrar os pacientes que nunca é tarde para a busca por um sorriso perfeito e alinhado.

Porquê optar pelo Aparelho Dentário Ortodôntico?

Ter os dentes saudáveis e alinhados não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Ter um sorriso bonito e uma mordida correta beneficia diversos fatores, como o sono e a respiração. A pessoa também passa a mastigar e a falar adequadamente, além de claro, aumentar a autoestima e o bem-estar.

Aparelho Dentário Ortodôntico

Translate »